notícias e intenções da Bélgica 2011
Marie Luce, reformada após uma carreira completa a escola Saint-Pierre-Fourier de Jupille.
José, pai de 3 crianças, avô 9 petits-enfants. Engenheiro industrial reformado e implicado na associação de Saint-Vincent de Paul para as três paróquias de Jupille.
Sou Mi Jo, professora do ensino primário reformada.
Rosalie N'Tumba. 38 anos, noiva e mãe de 4 crianças. Fiz estudos de gestão de empresas. Retomei estudos de enfermeira; estou no terceiro ano sobre um percurso de cinco anos. Trabalho actualmente como cuidadora. Sou presidente de uma (ASBL) associação sem fins lucrativos " ReBeCo" (Renaissance e Bem-estar no Congo), ASBL de promoção da mulher congolesa. Associada desde 2008.
Sou Myriam, esposa de Michel, professor reformado, mama de 3 crianças casadas e tendo a felicidade de ter 7 netos. Feliz de fazer parte do grupo dos Associados, há amizade e fonte de uma vida rico em contactos humanos.
Michel. Hoje com Myriam, sou contratada no grupo dos Associados e o espírito tanto de Pierre-Fourier como Alix interpela-me para o meu diário. A experência da semana de Julho de 2010 à Bruxelas foi um momento muito rico nas partilhas com a presença de Associados de outros países.
Irmã Véronique. Trabalho actualmente como directriz de um centro que acolhe crianças autistas, idosas de 3 para 6 anos com o objectivo de permitir-lhes seguidamente a ser escolarizado. Faço parte também de um " comunidade casa" , sai de vida comunitária onde cada habitante do edifício compromete-se a viver juntos a solidariedade, a entreajuda e a amizade.
Irmã Édith. Duas perguntas mim têm à coração: a alfabetização das mulheres imigradas chegadas tem pouco ou desde mais muito tempo. Abrindo-nos mutuamente à nossa cultura, as trocas são simples e ricos. Alegria de vê-las progredir na leitura e a compreensão do francês. As condições de vida em meio prisional são preocupantes. O ociosidade também. Muitos prisioneiros estrangeiros são sozinhos. Visitar-os, trazer um pouco de humanidade, aí está os rostos que transfigurem e dos lugares preciosos.
Stephane, Casado, dois filhos. Professor da historia e informatica no Institut Notre-Dame de Jupille. Associado desde 2004 para conservar os vínculos com a Congregação e os fundadores.
Patrick
Titi Bonnet. Reformada, associada desde o início da associação. Educada no espírito Alix e de Pierre Fourier.
Cécile, mamã de três raparigas e avó seis vezes, era directora do Instituto Notre-Dame de Jupille. Agora sou contratada na minha paróquia e a formação dos professores de religião católica.
Béatrice
Charline, the last but not the least
Orações
Desejarei ver retornar uma pacificação no mundo político belga e sérénité nos responsáveis da nossa Igreja da Bélgica.
Afirmar e fazer respeitar as nossas convicções cristãs por toda a parte onde aquilo é necessário e útil par além das dificuldades institucionais da Igreja.
Os meus desejos é que a nossa futura viagem a Lorena esteja à imagem do nosso ajuntamento ao " Bom Pasteur" num ambiente muito caloroso e à escuta dos outro.
Rezo para toda a gente que sofre de solidão, isolamento social neste mundo actual onde o cada um para ele prima.
A minha oração junta-se ao desejo de todos os Belgas de encontrar uma compreensão e um equilíbrio no nosso país e à nível do grupo dos Associados, continuar viva num projecto dinâmico de construção em redor do que faz o espírito da Congregação.
Para o outro, o diferente, o estrangeiro, o refugiado, frequentemente afastados. Solicitamo-lo Senhor. Que o nosso compromisso ao seu lado seja fraternal e amado.
Que a maxíma de Pierre Fourier seja o nosso motor: " Não prejudicar ninguém, ser útil aos todos."
Que a solidariedade e a fraternidade unem toda a humanidade preta, amarela ou branca e de todas as convicções.