Relatório da reunião dos associados o sábado 30 de junho de 2012 em Jupille em casa de Marie-Luce e José

Presentes   : Véronique, Isabelle, Marie-Anne, Patrick, Marie-Luce e José, Béatrice, Cécile, Myriam e Michel

Ausentes e desculpas   : Edith, Stéphane, Charline, Anne, Mijo, Liliane, Lionel

É com alegria que encontrámo-nos em casa de Marie-Luce e José que nos acolheram calorosamente, com muito cuidado a este respeito desde uma “orientação específica" para chegar sem cruzar o Tour de France "sol e sombra" conforto durante todo o dia.

Com textos de reflexão escolhidos por Marie-Anne o nosso grupo recentra em duas ideias chaves caras para Alix "alegria e humildade, com confiança em Deus são fontes de construção da felicidade."

O foco principal da reunião foi a do projeto para a próxima reunião internacional que será realizada em julho de 2013 na Hungria; convite já por Viktoria e Ildikó na nossa reunião em Bruxelas, em julho de 2010. Esta reunião começou a especificar e irá ter lugar a partir de 7 a 13 de julho em Szombathely (informações fornecidas por Viktoria). A intervenção de Cécile ecoando sua visita a Beverly (GB) vinha alimentar um ponto de partida.

Cécile deu-nos o texto do projecto de regra de vida dos associados britânicos que nós repetimos:

•  Vamos buscar, em nossa vida diária, para dar testemunho do amor de Deus revelado na vida, na morte, na ressurreição e ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo.

•  Vamos tentar aprofundar a nossa fé, lendo a Bíblia com cuidado, com a gente a ouvir a Deus em oração e a participação na liturgia da Igreja.

•  Vamos aceitar, com a ajuda da graça, que a propósito de qualquer prática religiosa é a conversão do coração e a transformação de nossas vidas : colocar tudo sob o olhar de Deus; com tudo que temos e que somos para os efeitos do amor de Deus.

Oração : Criador Deus, reascende em nos os dons da tua graça ; um novo impulso à nossa vida de associados e a unidade nos dá para a plena realização da vocação que você chamou, de acordo com a educação e os passos do teu filho nosso Salvador Jesus Cristo. Amém.

Véronique ouviu-nos e estruturou-se todas as reações diferentes sobre este texto. Existe um sim, há não, existem projetos.

Sim   : - isso é algo que reúne cristãos

•  espírito d'unidade, texto fator d'unidade

•  os 3 pontos são elementos da nossa base de vida cristã, mas isso não tem nada a ver com Alix

•  uma necessidade básica

Não :- não ser militante, não uma regra

•  o texto deve ser mais doce, formulado em "I" e não em "nós"

PROJETOS :- construir um texto de referência como "apoio da internalização da mensagem de Pierre e Alix com em segundo plano a idéia de" crescer".

•  celebrar a alegria e a confiança (rota de Alix)

•  isso seria menos fechando e mais dinâmico, com uma abordagem espiritual

•  formulário de texto da oração que unem todos os associados

•  este texto que nos unir em pensamento e poderia ser uma referência para os novos parceiros

CONCLUSÃO   : estamos comprometidos com a próxima reunião para que cada uma, cada traz um projecto de texto nesse sentido para compor o nosso texto de referência que, em seguida, pode ser lido e compartilhado de reflexão com todos os parceiros no encontro internacional na Hungria.

Véronique apresentou-nos um relatorio recibido da irmã Alexia sobre um projeto no Vietnam.

Depois de uma refeição muito amigável no terraço, continuamos nosso dia admirando as magníficas pranchas de B.D. que Beatrice está se desenvolvendo. Ele nos convida a dar idéias e ela agradeceu Cécile que suporta o cenário deste trabalho.

Sonhamos.... Quando esta B.D. será terminada   : Porque não traduzir para que este instrumento pedagógico torna-se internacional.

Então fizemos uma reflexão sobre a próxima reunião de Hungria e discutidàmos alguns aspectos   :

•  a solidariedade financeira, podemos pensar em uma assistência da Generalat?

•  dimensão internacional o que significa qu'está aberto a todos

•  texto (s) para desenvolver-se como uma carta, uma oração, uma reflexão espiritual e comum

•  pensar em um modo de transporte do grupo

•  como participar na preparação desta semana ver com Viktoria, Marie-Thérèse e Françoise

•  apoiar a animação de um dia com base em um tema que a Hungria poderia nos oferecer

•  melhor usar o vínculo associados - irmãs

•  aprofundamento do contexto (cultural - espiritual - político - econômico - lugar de CND/associados neste quadro)

•  posicionamento para a CND e enviar uma mensagem dos associados na assembleia geral de Locquirec (2014), que evoca o lugar dos parceiros da CND

•  apresentação de e por vários países (que fazem os associados no país deles?)

•  visitas culturais, momentos conviviais

•  como reforçar a dimensão comunitária (parceria com as irmãs e associados)

•  fazer memória e ajudar para que o projeto educacional dos fundadores continua

Próxima reunião o domingo 23 de setembro às 10:30